Actions

Traduzindo LimeSurvey

From LimeSurvey Manual

This page is a translated version of the page Translating LimeSurvey and the translation is 100% complete.

Traduzindo LimeSurvey

Não seria ótimo ter o LimeSurvey totalmente traduzido para o seu idioma nativo? A equipa do LimeSurvey está sempre à procura de novas traduções e de pessoas que ajudem a atualizar as existentes. Por favor, leia estas instruções e não hesite em enviar um e-mail para traduções@limesurvey.org se tiver dúvidas ou outras perguntas.

Como traduzir - instruções passo a passo

Atualizando uma tradução existente

  1. Inscreva-se em no site do LimeSurvey e depois faça login em em sua conta.
  2. Vá para https://translate.limesurvey.org e faça login lá com o mesmo nome de usuário e senha.
  3. Escolha a versão do LimeSurvey que deseja traduzir e simplesmente comece. Depois que sua tradução for aprovada, ela será automaticamente incluída na versão estável semanal e seu nome de usuário será creditado no log de alterações.
  4. Se você estiver interessado em se tornar um tradutor de primeira linha para o seu idioma, com a capacidade de aprovar novas traduções strings, entre em contato conosco em traduções@limsurvey.org. Tal posição requer no máximo cerca de uma hora de trabalho por semana - é importante para nós que você seja confiável ao fazer isso.

Personalizar uma tradução existente

Às vezes você pode querer modificar uma tradução existente para que ela se adapte melhor à sua situação específica de pesquisa. Nesse caso, faça o seguinte:

  1. Vá para https://translate.limesurvey.org, escolha a versão do LimeSurvey que deseja traduzir e o idioma específico que deseja traduzir modificar.
  2. Na parte inferior da página de tradução você encontrará uma opção para exportar todas as strings como arquivo *.po. Clique na exportação e salve-o como arquivo *.po em seu disco rígido local:
    Arquivo:export_po_file.png
  3. Baixe e instale o Poedit.
  4. Inicie o Poedit e edite o arquivo *.po baixado - modifique o traduções específicas.
  5. Quando você salva o arquivo *.po, um arquivo *.mo é criado automaticamente. Este último será lido pelo LimeSurvey.
  6. O último passo é colocar o arquivo *.mo específico na pasta do idioma correto em /locale, substituindo o existente.

Template:Nota

Nota: Se você estiver usando LimeSurvey Pro(apenas para usuários Cooperate e Enterprise), a equipe será prazer em colocar o arquivo para você. Basta criar um [tíquete de suporte mailto:support@limesurvey.org] e anexar o arquivo *.po ( not o .*mo ).

Criando uma nova tradução

  1. Primeiro de tudo, obtenha acesso à versão de desenvolvimento do LimeSurvey. Para instruções detalhadas, acesse o código fonte.
  2. Baixe e instale o Poedit .
  3. Agora você tem que descubra o código do seu idioma - você pode pesquisar o código do seu idioma no Registro de subtags de idioma da IANA.
  4. Entre em /locale diretório (localizado no diretório raiz do LimeSurvey) e crie um diretório com o nome do código do seu idioma.
  5. Baixe o seu modelo de idioma acessando o seguinte link [1]. Selecione o projeto, depois qualquer idioma (por exemplo, vá para a entrada em inglês) e role até o final. Lá você tem a possibilidade de exportar o arquivo de idioma como<your_language_code> arquivo .po.
  6. Copie o<your_language_code> .po para a pasta recém-criada localizada no diretório /locale.
  7. Abra o arquivo com o Poedit e traduza tudo o que você precisa traduzir.
  8. Para que o LimeSurvey saiba sobre o seu idioma, você deve adicioná-lo no aplicativo /helpers/surveytranslator_helper.php (localizado no diretório raiz do LimeSurvey). Abra esse arquivo com um editor de texto e adicione seu idioma da mesma forma que os outros idiomas são definidos nesse arquivo.
  9. Salvar - para permitir que o LimeSurvey veja o idioma recém-adicionado, salve o arquivo *.po modificado. Isto irá gerar automaticamente o arquivo *.mo na mesma pasta, que será lido pelo LimeSurvey.
  10. Envie o novo arquivo *.po e o arquivo surveytranslator_helper.php atualizado para traduções@limesurvey.org.

Template:Nota

Template:Nota

Código de exemplo para adicionar um novo idioma

 $supportedLanguages['code']['description'] = gT('Language'); // O nome do seu idioma em inglês
 $supportedLanguages['code']['nativedescription'] = 'Idioma nativo'; // O nome nativo do seu idioma
 $supportedLanguages['code']['rtl'] = (true|false); //RTL 
 $supportedLanguages['code']['dateformat'] = inteiro; // Veja a função getDateFormatData
 $supportedLanguages['code']['radixpoint'] = (0|1); // 0 : ., 1 : , para ponto de base
 $supportedLanguages['code']['cldr'] = 'código'; // Se o código do idioma Yii relacionado for diferente, você pode aqui mapear seu idioma para um novo código
 $supportedLanguages['code']['momentjs'] = 'código'; // Usado por moment.js

Outra parte a ser traduzida