Actions

Translations

Translations:Tab Separated Value survey structure/15/pt-br

From LimeSurvey Manual

Aqui estão algumas coisas convenientes que você pode fazer com este formato para instrumentos de autoria:

  1. Use as mesmas respostas para muitas perguntas. Apenas copie as linhas 'A' (para respostas) e cole após cada pergunta que deve ter o mesmo conjunto.
  2. Use as mesmas subquestões para muitas perguntas. Basta copiar as linhas 'SQ' (para subquestões) e colá-las após cada pergunta que precisar.
  3. "Looping" - use o mesmo grupo várias vezes. Depois que o grupo estiver do jeito que você deseja, copie-o quantas vezes forem necessárias. Use a filtragem do Excel para exibir apenas as linhas "G" (para grupos) e use o recurso de arrastar colunas do Excel para atualizar as equações de relevância de cada grupo (por exemplo, para um censo, a primeira relevância pode ser "numPeople> 1"). O próximo deve ser "numPeople> 2". O recurso de arrastar atualizará automaticamente o número). Filtre por linhas 'Q' (para questões) e assegure-se de que cada pergunta tenha um valor único (por exemplo, nomeie suas variáveis g1_q1, g1_q2, g1_qN, use localizar/substituir para converter g1 em g2 o segundo grupo; g3 para o terceiro, etc.)
  4. Reordenar perguntas/grupos. Simplesmente reordene as linhas do arquivo de planilha.
  5. Testando módulos do questionário. Para questionários longos, você pode querer dividir o teste em módulos. Basta criar novos arquivos de planilhas para cada módulo, excluindo as linhas que você não precisa. Isso evita a necessidade de inserir muitos dados para testar seções posteriores do questionário.
  6. Testando questões obrigatórias. Uma queixa comum não é a necessidade de tornar muitas perguntas obrigatórias, mas a necessidade de desativar o recurso obrigatório para testes. Basta criar a planilha principal com o conjunto obrigatório para os valores finais desejados. Em seguida, para testá-lo, basta excluir a coluna "obrigatória" e salvar a versão de teste da planilha. Quando você importa essa versão, nenhuma das perguntas será obrigatória. Depois de concluir o teste, importe a cópia principal.
  7. Configurando padrões. Em vez de usar a GUI, você pode inserir os padrões desejados na coluna padrão. Isso é especialmente útil para casos em que a GUI não permite inserir o valor desejado, como expressões, para definir o padrão para itens da lista (como preencher uma lista de um atributo participante do questionário).
  8. Tradução. Você pode criar cópias de sua planilha - uma por idioma. Inclua todas as linhas do idioma principal, copie e cole-as abaixo e use o recurso de arrastar para alterar o campo de idioma para o idioma de destino. Estes podem ser distribuídos aos seus tradutores e reintegrados em um único arquivo de planilha quando eles forem concluídos.
  9. Configuração em massa de atributos de perguntas avançadas. Você pode querer que todas as suas equações se tornem visíveis (para que você possa ver os valores delas ao coletar dados), mas depois ocultá-las antes de ir para a produção. Simplesmente filtre a planilha em class = 'Q' e tipo de pergunta = '*' (equação) e defina always_hide como 1 para cada uma dessas perguntas. Da mesma forma, depois de criar o questionário, você decide quais perguntas devem aparecer nas estatísticas públicas. Em vez de editar cada questão através da GUI, filtre em class = 'Q' e defina public_statistics = 1 para todas as questões que devem estar visíveis nas estatísticas.
  10. Localizar e substituir. Digamos que você decida alterar algumas frases em todas as suas perguntas. Você pode usar o Excel para encontrar e substituir para fazer essas alterações. Da mesma forma, digamos que você decida fazer uma renomeação em massa de suas variáveis, localizar e substituir pode vir ao resgate. Se você precisar localizar e substituir com base na expressão regular, poderá selecionar a coluna desejada, copiar para um editor de texto, localizar e substituir e colar a coluna de volta na planilha.
  11. Ganhando aprovações. Se você está fazendo um questionário, você pode ter um Conselho de Revisão Institucional que insiste em ver o texto das perguntas. Esta pode ser uma maneira conveniente de compartilhá-lo. Da mesma forma para discussões com um cliente.
  12. Consenso da equipe. Se você estiver tentando fazer com que um grupo concorde com a redação ou a aparência de uma pergunta ou grupo, você poderá rapidamente criar um protótipo/editar a planilha, importá-la e mostrar à equipe exatamente por meio da pergunta ou da visualização do grupo . Dessa forma, você pode obter aprovação da equipe antes de sair da sala, em vez de precisar documentar os requisitos, montá-los e obter aprovação em reuniões futuras.
  13. Atualizando de outros formatos de questionário. Se seu questionário estiver em formato XML, Word ou outro formato, você poderá criar um processo de tradução para mapeá-los para esse formato. Embora você também possa tentar mapear para o formato .lss, a vantagem desse formato é que ele não exige que você acompanhe os relacionamentos de chaves estrangeiras entre grupos, perguntas, subquestões, respostas e padrões.