Actions

Instalação

From LimeSurvey Manual

Geral

O projeto LimeSurvey oferece duas maneiras diferentes de instalação:

  • No seu servidor web:
    Nesse caso apenas siga as instruções iniciando no passo 1.
  • No seu PC Windows local:
    Você normalmente apenas quer instalar o LimeSurvey no seu PC local se você quer criar pesquisas localmente (principalmente por razões de teste ou velocidade) e enviá-la depois para seu servidor web. Para isso nós preparamos um pacote especial para o LimeSurvey que inclui o servidor web, o banco de dados e a aplicação LimeSurvey e instruções de como instalá-la.

Tenha certeza de que você pode usar o LimeSurvey no seu website

Tenha certeza que o seu servidor atende os requisitos adicionais requeridos. A maioria desses requerimentos irão também ser checados durante a instalação.

Requerimentos:

  • Mímino de 200 MB de espaço livre
  • MySQL 5.5.3 ou posterior OU Microsoft SQL Server 2005 ou posterior OU Postgres 8.1 ou posterior
  • PHP 5.3.3 ou posterior com os seguintes módulos/bibliotecas ativas:
    • biblioteca de extensão mbstring (Multibyte String Functions) (ver também FAQ de Instalação)
    • driver do banco de dados PDO para MySQL (pdo_mysql or pdo_mysqli) ou Postgres (pdo_pgsql) ou MSSQL (pdo_sqlsrv para Windows e pdo_dblib para Linux)
    • Nós também presumimos que todas as bibliotecas padrão do PHP estão ativas (como hash, session, etc.).
Nota: LimeSurvey 2.x usa drivers de banco de dados diferentes do 1.x . Se você recebeu a mensagem "Nenhum driver DBO foi encontrado durante a instalação" você terá que contatar seu provedor de website e pedir que ele ative uma das bibliotecas de banco de dados supracitadas.
Nota: Se você está conectado do Linux para um banco de dados MSSQL em um servidor Windows usando o driver dblib PDO, então o subjacente FreeTDS precisa ser configurado corretamente. Confira nossa página de Solução de problemas para mais informações.

Extensões Opcionais do PHP:

Na maioria dos casos seu provedor de website ou administrador do sistema irá ajudá-lo nesses componentes adicionais.

Se você quiser experimentar o LimeSurvey na sua máquina local nós recomendamos XAMPP que é um pacote de software de fácil instalação que contém um servidor web completo com Apache, MySQL, PHP e Perl. LimeSurvey irá rodar no XAMPP sem necessidade de nenhuma configuração.

Se você quiser rodar o servidor IIS da Microsoft conferir "Instalação no XP com IIS" pode ajudar.

Compatibilidade do navegador

Para a criação de pesquisa nós atualmente temos suporte para IE9 e todos os navegadores novos comparáveis como FF, Chrome, Opera, etc. Para a parte administrativa nós atualmente temos suporte para IE11 e todos os navegadores novos comparáveis como FF, Chrome, Opera, etc. Nós não temos suporte para nenhuma versão do IE rodando no modo intranet ou no modo de compatibilidade.

Hospedagem para o LimeSurvey

LimeSurvey deve funcionar com a maioria das companhias de hospedagem que provêm PHP e MYSQL. Se você quer uma versão pronta para instalação do LimeSurvey considere usar LimeService, e ainda confira nossa lista de companhias de hospedagem compatíveis com o LimeSurvey.

Download do pacote do LimeSurvey

Faça o download do último pacote zip estável do LimeSurvey (há também pacotes gzip, bz2 e 7zip disponíveis para sua conveniência) e salve no seu disco local.

Descompactar o pacote LimeSurvey

Faça a descompressão do arquivo zip em um diretório/pasta dedicada usando seu software de descompressão favorito. Quando você descomprimir o arquivo tenha certeza que você descomprimiu a estrutura do diretório com os arquivos (esse é o comportamento padrão para a maioria dos programas de compressão). O nome do caminho para o diretório da instalação não deverá incluir (ou) caracteres, mas pode incluir caracter de espaço.

Coletar informações sobre o seu servidor

Você irá precisar saber as seguintes coisas para instalar o LimeSurvey no seu servidor web corretamente:

  • A URL pretendida para seu website onde seus scripts irão permanecer (ex: http://my.domain.com/limesurvey)
  • A localização física do disco no seu servidor onde seus scripts irão permanecer (ie: /home/usr/htdocs/limesurvey)
  • A localização IP/net do seu servidor de banco de dados (ie: localhost)
  • Se seu banco de dados usa uma porta não padrão descubra qual porta ele usa.
  • Seu nome de usuário e senha para seu servidor de banco de dados
  • Com a maioria dos provedores você não pode deixar o script criar o banco de dados fazendo-o você mesmo. Se você está usando um provedor por favor crie um banco de dados você mesmo (por exemplo limesurvey).

Enviar os arquivos para o seu servidor web

Usando seu programa FTP, conecte-se ao seu servidor web e crie um diretório para armazenar seus scripts. Então envie os arquivos usando a estrutura do diretório em que eles estão. Tenha certeza que você enviou os arquivos no modo binário (confira as configurações do seu programa FTP). Por favor note que enviar no modo ASCII pode levar a erros incomuns (ex: erro 'classe não encontrada' durante a instalação), imagens também podem não ser enviadas corretamente.

Definir permissões de diretório

Para o script funcionar apropriadamente é necessário acessar alguns diretórios - isso aplica-se especialmente a Linux/*sistemas nix.

  • O diretório "/limesurvey/tmp" e todos os seus subdiretórios e arquivos são usados para importar & enviar e devem ser definidos para Ler & Gravar para seu servidor web.
  • O diretório "/limesurvey/tmp" e todos os seus subdiretórios e arquivos têm que também ser Ler & Gravar para seu servidor web para habilitar envio de figuras e arquivos de mídia.
  • O diretório "/limesurvey/application/config/" também necessita da permissão Ler & Escrever para seu servidor web.
  • Os outros diretórios podem ser definidos para Apenas Ler ou Linux/Unix. Você pode desejar definir permissões em cada arquivo dentro do diretório /limesurvey/admin directory para Apenas Ler.

Template:Dica

Criar um banco de dados de usuário

LimeSurvey irá criar um banco de dados e tabelas. Para fazer isso será necessário o nome de usuário e a senha do usuário do banco de dados. Em geral nós recomendamos criar um usuário do banco de dados com as seguintes permissões:

- MySQL: SELECT, CREATE, INSERT, UPDATE, DELETE, ALTER, DROP, INDEX

- PostgreSQL: SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, TRUNCATE, TRIGGER

- Microsoft SQL Server:

Executar o script de instalação

Vá até "http://www.example.com/limesurvey/admin". Se você configurou tudo corretamente o instalador do LimeSurvey deverá inciar - apenas siga as instruções seguintes. Você será perguntado se deve ser criado o banco de dados e/ou tabelas dentro do banco de dados. LimeSurvey então cria as tabelas necessárias no banco de dados.'

Conectar ao script de administração pela primeira vez

Depois que a instalação tenha finalizado você está preparado! Abra seu navegador e digite a URL para a administração do LimeSurvey. Assumindo que você usou 'limesurvey' como nome do diretório para armazenar arquivos, ficará parecido com "http://www.example.com/limesurvey/admin".

Você deverá obter uma tela de login. As credenciais padrão de login (se você não mudou durante a instalação) são

Usuário: admin

Senha: password

Você será solicitado a mudar a senha padrão depois que estiver logado. Divirta-se!

Se eu tiver problemas...

Assim como todos os programas de computador, na maioria das vezes as coisas irão funcionar como dizem as instruções, mas algumas vezes elas não vão. Há muitas razões possíveis para as coisas não funcionar de acordo com o plano descrito aqui. Se você tiver problemas, primeiro confira o FAQ de instalação. Se você não encontrar sua resposta lá então poste seu problema e quaisquer mensagem de erro no fórum do LimeSurvey ou junte-se ao IRC do LimeSurvey: