Actions

LimeSurvey PRO versus LimeSurvey CE

From LimeSurvey Manual

Revision as of 14:29, 10 August 2018 by Femariso (talk | contribs)


Introdução

Antes de iniciar a discussão sobre LimeSurvey PRO (LimeSurvey Professional) e LimeSurvey CE (LimeSurvey Community Edition), é importante entender a diferença entre LimeSurvey e LimeSurvey GmbH. O primeiro refere-se ao software baseado em servidor web que é distribuído sob a GNU General Public License v2 (GPL v2). O último refere-se à empresa que foi construída em torno do software LimeSurvey para coordenar melhor seu desenvolvimento e fornecer diferentes serviços pagos do LimeSurvey (por exemplo hospedagem, modelos personalizados, pacotes complementares, suporte técnico e assim por diante).

Para ler mais sobre a licença do LimeSurvey, acesse o seguinte link: https://www.limesurvey.org/about-limesurvey/license.

Devido à sua licença, o LimeSurvey é um software de código aberto que pode ser usado, modificado e distribuído para fins comerciais, privados e educacionais por qualquer pessoa. Com exceção do nome e logotipo que são marcas registradas, o software pode ser usado de qualquer forma desejada. Por exemplo, não há problema em usar o LimeSurvey para criar e distribuir questionários sobre a avaliação de uma turma ou professor universitário, ou para instalá-lo em um servidor pessoal e realizar pesquisas de marketing online / offline para a empresa em que você trabalha.

O LimeSurvey é um software livre de código aberto. Isto significa que seu código é totalmente divulgável. Para acessá-lo, verifique o seguinte link do GitHub: https://github.com/LimeSurvey/LimeSurvey

Para instalar o LimeSurvey em seu computador pessoal (por motivos de desenvolvimento) ou em seu servidor, um conjunto mínimo de requisitos precisa ser atendido para que o LimeSurvey esteja funcionando. Para uma explicação passo-a-passo exaustiva sobre como instalar o LimeSurvey, leia o nosso guia de instalação.

No entanto, alguns de vocês podem considerar o processo de instalação uma tarefa demorada. Além disso, o conhecimento de administração do servidor pode ser necessário para evitar possíveis travamentos. Por isso, o LimeSurvey GmbH oferece diferentes serviços construídos em torno das capacidades do software LimeSurvey e das necessidades dos usuários. Por exemplo, a LimeSurvey GmbH oferece serviços de hospedagem PRO para ajudar os usuários a fornecer acesso direto a uma instalação LimeSurvey em funcionamento.



Muitas vezes, você verá palavras relacionadas a "serviços de hospedagem", "software auto-hospedado" e "servidor pessoal" mencionados nesta seção wiki. Sugerimos a leitura da seguinte postagem do nosso blog para entender melhor os conceitos relacionadas à hospedagem.

LimeSurvey PRO versus LimeSurvey CE

Verifique a tabela a seguir para entender melhor as principais diferenças existentes entre os dois serviços:


LimeSurvey PRO versus LimeSurvey CE - Resumo
LimeSurvey PRO LimeSurvey CE
A hospedagem é fornecida pelo LimeSurvey. A criação de uma instalação ativa não deve demorar mais de 5 minutos. Feito para ser auto-hospedado.
Você pode escolher um dos quatro tipos de assinatura: FREE, BASIC, EXPERT e ENTERPRISE. Você pode usar a versão gratuita ou escolher um dos três pacotes premium (o pacote premium contém o recurso ConfortUpdate, acesso a versões mais antigas e uma infinidade de modelos de design).
Ele sempre usa a última versão estável do LimeSurvey. Você obtém acesso não apenas aos lançamentos mais recentes, mas também aos mais antigos. Cabe a você escolher qual deseja usar.
Suporte técnico incluído para os pacotes pagos. Suporte técnico ComfortUpdate incluído para os pacotes premium.
Contém todos os recursos que tornam o LimeSurvey ótimo. Contém todos os recursos que tornam o LimeSurvey ótimo.
O LimeSurvey PRO vem com botões de resposta e uso de armazenamento devido às limitações impostas pelos pacotes de assinatura. O LimeSurvey CE não contém esses botões, sua limitação é representada pela quantidade de espaço alocado do servidor pessoal para as tarefas relacionadas ao LimeSurvey.
Nenhum acesso ao servidor. Isso significa que nenhum plug-in / extensão de terceiros pode ser adicionado à sua instalação do LimeSurvey. Se você possui o seu servidor, você pode acessar sua instalação do LimeSurvey. Você pode iniciar o ajuste e aprimorá-lo ainda mais incluindo extensões / complementos adicionais.
A ferramenta ComfortUpdate é utilizada para atualizar a instalação do LimeSurvey. A ferramenta ComfortUpdate é utilizada para atualizar a instalação do LimeSurvey. Além disso, a atualização também pode ser feita manualmente.
Você economiza um tempo precioso usando nossa hospedagem disponível e evita qualquer configuração de servidor ou de instalação. Ideal para pessoas com conhecimento técnico. O manual do LimeSurvey representa um ótimo lugar de onde você pode começar a aprender sobre este software.
Entrada de resposta confiável devido a um sistema de assinatura de renovação automática. A única limitação está relacionada ao seu servidor e sua configuração.
Flexibilidade total devido a um período de cancelamento de apenas 3 dias até a data de renovação. O software está hospedado nos seus servidores. Nenhuma ligação entre a atividade realizada por você à ajuda do LimeSurvey software e LimeSurvey GmbH.
Por favor, note que a tabela acima é apenas um resumo dos principais recursos fornecidos pelas duas versões do LimeSurvey. Para uma descrição exaustiva, acesse os seguintes links do limesurvey.org: LimeSurvey PRO e LimeSurvey CE. Isso deve ajudá-lo a obter uma descrição completa do que cada um deles pode fazer.


LimeSurvey CE

Vamos supor que você tenha sido convencido pelo LimeSurvey CE e agora você gostaria de instalá-lo em seu servidor. Para baixar o LimeSurvey CE, acesse a aba Resources na barra de ferramentas principal do LimeSurvey e clique na opção Download:



A página a seguir será carregada:



Quatro caixas serão exibidas:

  • LimeSurvey PRO: Se você clicar no botão create installation, você vai primeiramente ser solicitado a criar uma conta em LimeSurvey.org para poder acessar sua instalação on-line do LimeSurvey. Se você deseja usar nossos serviços de hospedagem, continue lendo o seguinte guia de início rápido: LimeSurvey PRO Guia de início rápido.
  • LimeSurvey CE: Ele permite que você baixe o software LimeSurvey, arquivado em diferentes formatos e também em um arquivo executável (geralmente o link mais recente). Use-o se você gostaria de instalar o LimeSurvey em seu próprio servidor ou em seu próprio computador para testes pessoais. É ideal para pessoas com conhecimento técnico. Você verá que o LimeSurvey CE está dividido em versões estáveis e versões de desenvolvimento. Para um software sólido, vá para a versão estável. No entanto, se você quiser testar novos recursos do LimeSurvey e quiser nos ajudar a resolver erros, vá para a versão de desenvolvimento.
Para ter acesso aos mais recentes desenvolvimentos de software, siga-nos no GitHub.
  • Templates: Você pode encontrar aqui exemplos de questionários, conjuntos de rótulos e modelos de perguntas em vários idiomas. Todos os modelos são feitos na comunidade. Você também pode contribuir enviando seu trabalho e disponibilizando-o publicamente para os outros usuários.
  • Extensions: LimeSurvey suporta plugins e extensões. Ao clicar no botão ver extensões, você obtém acesso a um diretório que contém todas as extensões de terceiros do LimeSurvey (sua própria contribuição também pode ser listada lá).
  Apenas o LimeSurvey CE suporta plugins de terceiros!


LimeSurvey PRO

Acesse o seguinte guia passo-a-passo para aprender como criar uma conta LimeSurvey PRO e lançar o seu primeiro questionário.

Você também pode verificar o seguinte tutorial em vídeo sobre como configurar uma conta profissional no LimeSurvey.

O que eu preciso?

Há muita informação para entender. Estamos completamente conscientes disso e você pode se sentir um pouco sobrecarregado. Sugerimos que você faça uma análise de custo-benefício. Alguns aspectos que valem a pena levar em consideração:

  • Capital: pense nos custos de executar um servidor, por exemplo. Embora muitos provedores de hospedagem de baixo custo possam ser encontrados on-line, leve em consideração que você precisa cuidar não apenas da instalação do LimeSurvey, mas também da configuração do servidor. Se você quer criar pesquisas mais complexas e/ou instalar/criar plugins adicionais, funcionários com conhecimento em PHP, HTML, CSS serão necessários - o que significa custos mais altos para você e sua empresa.
  • Recursos humanos: se questionários complexos forem criados, funcionários com habilidades relacionadas à TI podem ser necessários. É por isso que é melhor (às vezes) terceirizar esses serviços. Você pode usar nossos serviços LimeSurvey PRO ou a ajuda fornecida por nossos parceiros oficiais.
  • Tempo: o tempo é um recurso limitado. Restrições diferentes relacionadas ao tempo (p. ex., prazos, muitos pedidos de pesquisa qualitativa de seus clientes, etc.) transformam o tempo em uma variável independente importante que deve definitivamente influenciar sua decisão final.

Pense em todas as suas possíveis necessidades e recursos disponíveis antes de escolher entre o LimeSurvey PRO e o LimeSurvey CE.

Geralmente, se você quiser usar o LimeSurvey sem qualquer download ou configuração, use o LimeSurvey PRO. Você pode testá-lo livremente pelo tempo que quiser e, em seguida, comprar um dos pacotes de assinatura. No entanto, se você tiver uma infraestrutura de servidores em execução e quiser integrar o LimeSurvey nisso, dê uma olhada no LimeSurvey CE. Nós também oferecemos ótimos pacotes LimeSurvey CE para melhorar sua instalação com atualizações de um clique e mais temas personalizados.

Template:Nota

E se eu ainda tiver dúvidas?

Nós temos uma comunidade adorável. Você é mais que bem-vindo para postar suas dúvidas e/ou pensamentos em nossos fóruns LimeSurvey ou no LimeSurvey IRC: