Actions

LimeSurvey PRO versus LimeSurvey CE

From LimeSurvey Manual

This page is a translated version of the page LimeSurvey PRO vs LimeSurvey CE and the translation is 32% complete.
Outdated translations are marked like this.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎Nederlands • ‎Tiếng Việt • ‎dansk • ‎español • ‎français • ‎italiano • ‎magyar • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎română • ‎slovenščina • ‎български • ‎日本語


Introdução

Note: LimeSurvey PRO is now LimeSurvey Cloud.


Antes de iniciar a discussão sobre LimeSurvey PRO (LimeSurvey Cloud) e LimeSurvey CE (LimeSurvey Community Edition), é importante entender a diferença entre LimeSurvey e LimeSurvey GmbH. O primeiro refere-se ao software baseado em servidor web que é distribuído sob a GNU General Public License v2 (GPL v2). O último refere-se à empresa que foi construída em torno do software LimeSurvey para coordenar melhor seu desenvolvimento e fornecer diferentes serviços pagos do LimeSurvey (por exemplo hospedagem, modelos personalizados, pacotes complementares, suporte técnico e assim por diante).

LimeSurvey refers to the web server-based software that is freely distributed under the GNU General Public License v2 (GPL v2) and above.

LimeSurvey GmbH refers to the company that was built around the LimeSurvey software in order to better coordinate its development and provide various LimeSurvey paid services (e.g., hosting, personalized templates, add-on packages, technical support, etc.).

Help.png Para ler mais sobre a licença do LimeSurvey, acesse o seguinte link: https://www.limesurvey.org/about-limesurvey/license.

Devido à sua licença, o LimeSurvey é um software de código aberto que pode ser usado, modificado e distribuído para fins comerciais, privados e educacionais por qualquer pessoa. Com exceção do nome e logotipo que são marcas registradas, o software pode ser usado de qualquer forma desejada. Por exemplo, não há problema em usar o LimeSurvey para criar e distribuir questionários sobre a avaliação de uma turma ou professor universitário, ou para instalá-lo em um servidor pessoal e realizar pesquisas de marketing online / offline para a empresa em que você trabalha.

Help.png O LimeSurvey é um software livre de código aberto. Isto significa que seu código é totalmente divulgável. Para acessá-lo, verifique o seguinte link do GitHub: https://github.com/LimeSurvey/LimeSurvey

Para instalar o LimeSurvey em seu computador pessoal (por motivos de desenvolvimento) ou em seu servidor, um conjunto mínimo de requisitos precisa ser atendido para que o LimeSurvey esteja funcionando. Para uma explicação passo-a-passo exaustiva sobre como instalar o LimeSurvey, leia o nosso guia de instalação.

No entanto, alguns de vocês podem considerar o processo de instalação uma tarefa demorada. Além disso, o conhecimento de administração do servidor pode ser necessário para evitar possíveis travamentos. Por isso, o LimeSurvey GmbH oferece diferentes serviços construídos em torno das capacidades do software LimeSurvey e das necessidades dos usuários. Por exemplo, a LimeSurvey GmbH oferece serviços de hospedagem PRO para ajudar os usuários a fornecer acesso direto a uma instalação LimeSurvey em funcionamento.


Provsce.png


Help.png Muitas vezes, você verá palavras relacionadas a "serviços de hospedagem", "software auto-hospedado" e "servidor pessoal" mencionados nesta seção wiki. Sugerimos a leitura da seguinte postagem do nosso blog para entender melhor os conceitos relacionadas à hospedagem.

LimeSurvey PRO versus LimeSurvey CE

Verifique a tabela a seguir para entender melhor as principais diferenças existentes entre os dois serviços:

LimeSurvey PRO versus LimeSurvey CE - Resumo
LimeSurvey PRO LimeSurvey CE
A hospedagem é fornecida pelo LimeSurvey. A criação de uma instalação ativa não deve demorar mais de 5 minutos. Feito para ser auto-hospedado.
Você pode escolher um dos quatro tipos de assinatura: FREE, BASIC, EXPERT e ENTERPRISE. Você pode usar a versão gratuita ou escolher um dos três pacotes premium (o pacote premium contém o recurso ConfortUpdate, acesso a versões mais antigas e uma infinidade de modelos de design).
Ele sempre usa a última versão estável do LimeSurvey. Você obtém acesso não apenas aos lançamentos mais recentes, mas também aos mais antigos. Cabe a você escolher qual deseja usar.
Suporte técnico incluído para os pacotes pagos. Suporte técnico ComfortUpdate incluído para os pacotes premium.
Contém todos os recursos que tornam o LimeSurvey ótimo. Contém todos os recursos que tornam o LimeSurvey ótimo.
O LimeSurvey PRO vem com botões de resposta e uso de armazenamento devido às limitações impostas pelos pacotes de assinatura. O LimeSurvey CE não contém esses botões, sua limitação é representada pela quantidade de espaço alocado do servidor pessoal para as tarefas relacionadas ao LimeSurvey.
Nenhum acesso ao servidor. Isso significa que nenhum plug-in / extensão de terceiros pode ser adicionado à sua instalação do LimeSurvey. Se você possui o seu servidor, você pode acessar sua instalação do LimeSurvey. Você pode iniciar o ajuste e aprimorá-lo ainda mais incluindo extensões / complementos adicionais.
A ferramenta ComfortUpdate é utilizada para atualizar a instalação do LimeSurvey. A ferramenta ComfortUpdate é utilizada para atualizar a instalação do LimeSurvey. Além disso, a atualização também pode ser feita manualmente.
Você economiza um tempo precioso usando nossa hospedagem disponível e evita qualquer configuração de servidor ou de instalação. Ideal para pessoas com conhecimento técnico. O manual do LimeSurvey representa um ótimo lugar de onde você pode começar a aprender sobre este software.
Entrada de resposta confiável devido a um sistema de assinatura de renovação automática. A única limitação está relacionada ao seu servidor e sua configuração.
Flexibilidade total devido a um período de cancelamento de apenas 3 dias até a data de renovação. O software está hospedado nos seus servidores. Nenhuma ligação entre a atividade realizada por você à ajuda do LimeSurvey software e LimeSurvey GmbH.
Por favor, note que a tabela acima é apenas um resumo dos principais recursos fornecidos pelas duas versões do LimeSurvey. Para uma descrição exaustiva, acesse os seguintes links do limesurvey.org: LimeSurvey PRO e LimeSurvey CE. Isso deve ajudá-lo a obter uma descrição completa do que cada um deles pode fazer.


LimeSurvey CE

Vamos supor que você tenha sido convencido pelo LimeSurvey CE e agora você gostaria de instalá-lo em seu servidor. Para baixar o LimeSurvey CE, acesse a aba Resources na barra de ferramentas principal do LimeSurvey e clique na opção Download:


LimeSurvey.org - Project - Downloads.png


A página a seguir será carregada:


Project - Downloads - Display.png


Quatro caixas serão exibidas:

  • LimeSurvey PRO: Se você clicar no botão create installation, você vai primeiramente ser solicitado a criar uma conta em LimeSurvey.org para poder acessar sua instalação on-line do LimeSurvey. Se você deseja usar nossos serviços de hospedagem, continue lendo o seguinte guia de início rápido: LimeSurvey PRO Guia de início rápido.
  • LimeSurvey CE: Ele permite que você baixe o software LimeSurvey, arquivado em diferentes formatos e também em um arquivo executável (geralmente o link mais recente). Use-o se você gostaria de instalar o LimeSurvey em seu próprio servidor ou em seu próprio computador para testes pessoais. É ideal para pessoas com conhecimento técnico. Você verá que o LimeSurvey CE está dividido em versões estáveis e versões de desenvolvimento. Para um software sólido, vá para a versão estável. No entanto, se você quiser testar novos recursos do LimeSurvey e quiser nos ajudar a resolver erros, vá para a versão de desenvolvimento.
Help.png Para ter acesso aos mais recentes desenvolvimentos de software, siga-nos no GitHub.
  • Templates: Você pode encontrar aqui exemplos de questionários, conjuntos de rótulos e modelos de perguntas em vários idiomas. Todos os modelos são feitos na comunidade. Você também pode contribuir enviando seu trabalho e disponibilizando-o publicamente para os outros usuários.
  • Extensions: LimeSurvey suporta plugins e extensões. Ao clicar no botão ver extensões, você obtém acesso a um diretório que contém todas as extensões de terceiros do LimeSurvey (sua própria contribuição também pode ser listada lá).


Important.png  Apenas o LimeSurvey CE suporta plugins de terceiros!


LimeSurvey PRO

Acesse o seguinte guia passo-a-passo para aprender como criar uma conta LimeSurvey PRO e lançar o seu primeiro questionário.

Help.png Você também pode verificar o seguinte tutorial em vídeo sobre como configurar uma conta profissional no LimeSurvey.

O que eu preciso?

Há muita informação para entender. Estamos completamente conscientes disso e você pode se sentir um pouco sobrecarregado. Sugerimos que você faça uma análise de custo-benefício. Alguns aspectos que valem a pena levar em consideração:

  • Capital: pense nos custos de executar um servidor, por exemplo. Embora muitos provedores de hospedagem de baixo custo possam ser encontrados on-line, leve em consideração que você precisa cuidar não apenas da instalação do LimeSurvey, mas também da configuração do servidor. Se você quer criar pesquisas mais complexas e/ou instalar/criar plugins adicionais, funcionários com conhecimento em PHP, HTML, CSS serão necessários - o que significa custos mais altos para você e sua empresa.
  • Recursos humanos: se questionários complexos forem criados, funcionários com habilidades relacionadas à TI podem ser necessários. É por isso que é melhor (às vezes) terceirizar esses serviços. Você pode usar nossos serviços LimeSurvey PRO ou a ajuda fornecida por nossos parceiros oficiais.
  • Tempo: o tempo é um recurso limitado. Restrições diferentes relacionadas ao tempo (p. ex., prazos, muitos pedidos de pesquisa qualitativa de seus clientes, etc.) transformam o tempo em uma variável independente importante que deve definitivamente influenciar sua decisão final.

Pense em todas as suas possíveis necessidades e recursos disponíveis antes de escolher entre o LimeSurvey PRO e o LimeSurvey CE.

Geralmente, se você quiser usar o LimeSurvey sem qualquer download ou configuração, use o LimeSurvey PRO. Você pode testá-lo livremente pelo tempo que quiser e, em seguida, comprar um dos pacotes de assinatura. No entanto, se você tiver uma infraestrutura de servidores em execução e quiser integrar o LimeSurvey nisso, dê uma olhada no LimeSurvey CE. Nós também oferecemos ótimos pacotes LimeSurvey CE para melhorar sua instalação com atualizações de um clique e mais temas personalizados.

Template:Nota

E se eu ainda tiver dúvidas?

Nós temos uma comunidade adorável. Você é mais que bem-vindo para postar suas dúvidas e/ou pensamentos em nossos fóruns LimeSurvey ou no LimeSurvey IRC: